Saiba como fazer manutenção de piscina corretamente

er uma piscina em casa pode ser um diferencial muito refrescante e chamativo, seja para familiares, amigos ou crianças. Além disso, o item pode ser instalado sem muitos investimentos. Por outro lado, a manutenção de piscina pode pegá-lo de surpresa por se tratar de um processo trabalhoso.

É preciso estar atento à sujeira e realizar a manutenção em dia para que a saúde dos usuários não seja prejudicada. Pensando nisso, neste texto, você descobrirá mais sobre como fazer a manutenção de piscina corretamente. 

Passo a passo da manutenção de piscina
Sabemos como a manutenção de piscina pode dar trabalho. Porém, com as dicas que vamos listar agora, esse processo pode se tornar mais fácil. Então, aproveite a leitura! 

Para começar a limpar a piscina, é importante saber qual o volume de água dela. Para isso, você precisa multiplicar o comprimento, a largura e a profundidade média do espaço. No caso, se o modelo for aquele que tem uma parte mais rasa e outra mais funda, é preciso somar os valores e dividir por dois. 

Pronto, agora você terá a profundidade média da piscina. Com essas informações, é possível saber a quantidade de produtos necessários para utilizar na manutenção de piscina e seguir para o nosso passo a passo. 

Limpe sujeiras no entorno da piscina e suspensos na água
O primeiro passo na limpeza de piscina é retirar os resíduos no entorno e dentro da área, como folhas, galhos, insetos e outras sujeiras que ficam na borda para que eles não sejam jogados de volta no tanque. Também é importante limpar a água com a rede e o cabo telescópico para que os resíduos maiores sejam retirados. 

Escove o tanque
Agora que limpou os resíduos pesados da água, é hora de retirar do tanque a sujeira que ficou sedimentada no chão e nas paredes da piscina. Utilize a escova no cabo em vez da rede para essa limpeza. Lembre-se de escovar os cantos, encanamentos e outras áreas que acumulem sujeira. 

Você também pode utilizar um aspirador de fundo para um resultado melhor na limpeza e manutenção da piscina. Não se esqueça de ligar esse equipamento diretamente no esgoto para que a sujeira não retorne na água. 

Meça a alcalinidade da água
A alcalinidade da água é capaz de deixar o pH estável, isto é, a acidez é controlada. O nível ideal é entre 80 e 120 ppm, para que haja maior economia e praticidade do uso. Para uma medição correta, há kits de manutenção de piscina disponíveis no mercado, assim como produtos para correção do nível. 

Meça o pH da água
Agora que a alcalinidade e as sujeiras maiores estão neutralizadas, é hora de medir o pH — o potencial hidrogeniônico da água. Esse conceito da química é utilizado na manutenção de piscina para definir a neutralidade da água e tratá-la da melhor forma. 

Em outras palavras, é possível saber se a solução aquosa está ácida (de 0 a 6), neutra (7) ou básica (8 a 14). Na água da piscina, o pH deve estar neutro, ou seja, na escala 7. Para saber isso, há também produtos específicos de testes e de correção. Além disso, esse procedimento deve ser feito semanalmente. 

Meça o cloro da água
O cloro é responsável pela sanitização da água da piscina, ou seja, ele é responsável pela erradicação de microrganismos prejudiciais à saúde. Ele ataca as células desses organismos através do ácido hipocloroso, que é liberado assim que aplicado. 

Para medir os níveis de cloro e saber a quantidade certa para aplicação, utilize produtos como o kit de testes e calcule o volume da piscina. O nível ideal do sanitizante deve estar entre 1 a 3 ppm. 

Acrescente algicida e clarificante
Os algicidas agem diretamente nas algas que se formam no tanque, seja para impedir a proliferação, seja para ajudar na remoção das mesmas. O ideal é que o produto seja aplicado semanalmente para manter a piscina limpa.

Na mesma linha, os clarificantes auxiliam na manutenção de piscina. Esse produto agrupa as sujeiras em flocos maiores e os deixa pesados, a fim de ficar no fundo e deixar o processo de aspiração mais fácil. Esses itens não alteram o nível do pH ou  do cloro. 

Limpe as bordas 
Com o uso constante de protetores solares e bronzeadores dos banhistas na água, com o tempo, há o acúmulo de gordura nas bordas. Assim, a limpeza delas se torna parte da manutenção da piscina com um produto específico que é encontrado no mercado. Utilize de acordo com as informações do fabricante. 

Após as limpezas físicas e químicas, será que é hora de liberar para a diversão? Calma, ainda não! É importante refazer os testes para conferir se os níveis estão realmente adequados. 

Lembramos também que é importante realizar outras ações periodicamente, como a limpeza do filtro. Anote as datas em que a manutenção foi feita para não esquecer e garantir a diversão e a saúde dos banhistas. 

Sobre a loja

O Mundo da Piscina iniciou sua trajetória muito antes de abrir sua primeira loja física em Novo Hamburgo no Rio Grande Sul no ano de 2013. Em 2000 Antônio Jair Rodrigues (In memoriam) já explorava o universo de instalação e manutenção de piscinas, cuidando de toda parte técnica e química em seus clientes, quem teve o prazer de conhece-lo sabe que seu carisma, humildade e paixão pelo que fazia foram os ingredientes para marcar sua história em nossos corações.

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

SILVANI HERBER ME - CNPJ: 17.400.560/0002-17 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade